O aplicativo (app) que faz-tudo

O WeChat ou Weixin é um app que faz-tudo em um único aplicativo que pertence a empresa Tencent uma gigante tecnologia comparada aos principais players americanos (Amazon, Facebook e Google).

Na China onde o app se tornou o principal de quase 1 bilhão de usuários pode-se resolver quase todos os problemas da vida cotidiana com alguns toques no smartphone.

Lá é possível pedir comida, consultar um médico, reservar pacotes de viagem e hoteis (Hotels), paquerar, comprar todo tipo de produto(Used Goods), chamar um táxi ou alugar bicicletas (Ride Hailing), usar o transporte público e agenda voos, alugar e vender casas, WeChat CRM gestão de lojas, ver postagens de amigos, checar FanPages e ainda pagar várias coisas(WeChat Pay). Em algumas cidades o WeChat tem programa experimental no qual ele também tem função WeChat ID que pode armazenar os dados de documentos das pessoas sendo usando como identificação oficial.

Já no Brasil para cada uma das funções do WeChat nós utilizamos um aplicativo próprio para comprar um produto(e-commerce: Magazine luiza, Americanas, CasaBahia, Carrefour, Extra), chamar carro de aplicativo ou táxi (Uber, 99, cabify), mensagens/chat, ver postagens (whatsapp e facebook, instagram), venda usados(mercadolivre, olx, enjoei), comidas delivery( ifood, uber eats, rappi), aplicativos de troca de pontos/fidelidades, bancos, carteiras digitais e para pagamentos de produtos(picpay, mercadopago, samsung pay, nubank e outros bancos), planos de saúde e aplicativos de identificação do governo.

Mas ao observar melhor os aplicativos e seus segmentos podemos observar algumas empresas que começaram a criar funções/soluções e combinar com outros segmentos de serviços/produtos. E podemos considerar o conceito de “Super app”onde o modelo em que basicamente o app ou aplicativo não se limite apenas em uma função, mas pode oferecer múltiplos serviços em uma única plataforma onde não é necessário sair para conseguir fazer suas atividades diárias.

Podemos citar alguns aplicativos:

  • No Aplicativo do Banco Inter é um exemplo de fusão(criar ou incluir) de novos produtos e serviços além do serviços bancários que um banco possui. Dentro do app tem um com link nos principais websites de e-commerce do mercado, venda de seguros, uma operadora de celular, InterTravel venda de passagens, pagamento de produtos/serviços( Shell Box), InterPass – tag de pedágios.
  • O MercadoLivre com seu aplicativo de vendas de produtos usados, lojas vem aumentando as funcionalidades como produtos de mercado do dia a dia, o MercadoPago com carteira digital, conta de pagamentos/ Meio de pagamentos (maquinas de cartão de crédito) e empréstimo de dinheiro.
  • Uber e Uber Eats com seu aplicativo de motorista de aplicativo e de delivery de comida. (Obs: Uber Eats, foi encerrado no Brasil)
  • Rappi com serviços de entrega(delivery) de comida, farmácias, lojas, supermercado e outros produtos. Tem vendas de passagem aéreas e reserva de hotéis, link com e-commerce de venda de produtos – RappiMall, Reserva de horário de consertos para smartphone com retirada e entrega.
  • O aplicativo do Magazine Luiza com vendas de vários produtos até de supermercado, função de lista de casamento, inclusão da carteira digital “Magalu Pay”, recurso de utilidade pública que é botão para denunciar violência contra mulheres. Mas ele não conta com outros serviços disponibilizados no site/ ou aplicativo separados (como: consórcio luiza, luizaseg, cartão luiza, Magalu Acordo Digital).

A Magazine Luiza fez aquisições de empresas e startups nos últimos anos(2020,2021), como a empresa de tecnologia VipCommerce que atua junto a redes de supermercados em vários estados. A Hub Prepaid (Hub Fintech) foi também comprada para fortalecer a MagaluPagamentos e MagaluPay integrando o conceito de SuperApp.

A aquisição da plataforma multimídia “Jovem Nerd” voltada ao público nerd e geek para produção de conteúdo para agregar ao aplicativo da Magazine Luiza. E o conteúdo produzido pelo Jovem Nerd continuará sendo disponibilizado pelos seus canais atuais e a liberdade editorial será mantida. E também a “Canaltech” e da plataforma de mídia online desenvolvida pela startup Inloco com foco em tecnologia e games aumentado o portfólio de conteúdo fora e dentro do aplicativo. O alcance das plataformas de mídia deve ajudar a empresa aumentar as vendas de serviços e produtos.

A última aquisição da Magazine Luiza foi Kabum é o maior e-commerce de produtos de informática e universo gamer do Brasil. Com essa aquisição ela expande ainda mais as categorias de produtos e além de contar com produtos e times Esports exclusivos da Marca “Kabum”.

No momento o desenvolvimento de aplicativo similar ao chinês Wechat está caminhando no Brasil. Com Whatsapp também começando o seu processo para ser um processador de meio de pagamentos pode aumentar a competição aqui e nos EUA. Agora é observar a movimentação do mercado do aplicativos com vários sistemas integrados.

Fontes: Veja , Canaltech , Época, Magazine Luiza, Infomoney, Moneytimes, Forbes .